Saúde

Pediatra orienta e alerta pais de primeira viagem

Saúde

O pediatra Emanoel Mariano Carvalho (CRM 48061) orienta e alerta os pais de primeira viagem sobre os cuidados com os filhos. Nesta edição, ele destaca assuntos como: consultas, vacina, primeiro ano de vida do bebê e alimentação.

 

 

TDB:Quando deve acontecer a primeira consulta ao pediatra? E qual a periodicidade dessas visitas?

 

Dr. Emanoel: O primeiro ano de vida é o que a criança precisa de maiores cuidados. A primeira consulta ao pediatra após sair do berçário e se estiver tudo bem é por volta de 10 a 15 dias. Depois retorna todos os meses até o 6º e mantém mais três consultas até o primeiro ano de vida.

 

 

TDB:  Quais os principais cuidados com o bebê até o primeiro ano de vida?


Dr. Emanoel: O bebê no primeiro ano de vida tem processo de crescimento e desenvolvimento muito acelerado. Em toda sua vida, esse é o período em que mais cresce, por isso é importante ter todos os cuidados relacionados ao bem estar e principalmente a alimentação própria nas diferentes fases de desenvolvimento. É necessário sempre checar com as consultas periódicas esse crescimento inclusive o desenvolvimento motor, cognitivo e de aprendizado.

 

TDB: Como tranquilizar os pais de primeira viagem a respeito desses cuidados?

 

Dr. Emanoel: Durante as consultas, o pediatra observa se o bebê cumpre parâmetros necessários, se está se alimentando e desenvolvendo bem. Essa avaliação é que dará tranquilidade para os pais nesse primeiro ano de vida. 

 

 

TDB: Quais as primeiras vacinas que o bebê recebe?

 

DR. Emanoel: Na sala de parto já recebe a vacina da Hepatite B. Depois é aplicada a BCG que protege contra tuberculose. Com dois, quatro e seis meses, começa a entrar no calendário normal das vacinas regulares do primeiro ano de vida.

 

TDB:  Como proteger o bebê de doenças como a dengue, por exemplo?

 

DR. Emanoel: A dengue é uma doença que preocupa a todos nós pela quantidade de casos em nossa cidade. Como proteção, precisamos evitar que os bebês sejam picados pelo mosquito. Não recomendamos uso de repelente em crianças menores de seis meses, podendo só ser usado após este período, mas recorremos a todos os meios físicos para bloqueio, como por exemplo, o véu no berço.

 

 

 

 

 

 

TDB: Como auxiliar bebês que dormem pouco ou trocam o dia pela noite?

 

Dr. Emanoel: Em primeiro lugar o relógio biológico das crianças nem sempre bate com o nosso nos primeiros dias ou meses de vida. Conforme vai crescendo se interessa mais pelo dia com a luminosidade e cores.  O pediatra deve orientar a mãe que isso na fase inicial é normal que troquem a noite pelo dia. À medida que a mãe coloca o bebê exposto à luz, aos poucos ele inverterá a relação de dia e noite.

 

 

TDB: Qual alimentação da criança desde o nascimento até 1 ano?

 

Dr. Emanoel: Temos sempre que conversar com a mãe e orientar sobre a importância do leite materno. Antigamente era recomendado até um ano de vida e hoje estendemos até dois anos de vida. É muito bom que mame no seu primeiro ano. A partir do 6º mês começamos a introduzir as papinhas de legumes acrescidas de proteínas. As frutas também entram nessa fase. Essa alimentação inicial acessível à criança deve ser um pouco mais líquida e depois ganha consistência  até o primeiro ano de vida.

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera