NOTÍCIAS

​Julgamento de Dieb Taha está na pauta do TSE desta terça-feira

Toda atenção dos colinenses estará voltada pata Brasília hoje  pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluiu na pauta da sessão de hoje o julgamento que vai definir o futuro do prefeito Dieb Taha à frente do executivo municipal.
No ano passado, durante a campanha eleitoral Dieb Taha teve o registro da candidatura indeferido devido a irregularidades na prestação de contas do “Consórcio Intermunicipal Integração” em 2007. A entidade reúne seis municípios da região de Colina e era presidida pelo tucano naquele ano.
Taha nega a acusação, explicando que foi alertado sobre o problema pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2010, quando não estava mais à frente do Consórcio. Nessa ocasião, Taha disse ter apresentado a documentação necessária e o processo foi arquivado.
“Fiz o recurso, apresentei a prestação de contas, e o Tribunal aceitou. Só que o Tribunal não reverte a decisão, enviou para o Ministério Público, que é o órgão responsável por tomar as providências. O Ministério Público deu parecer da seguinte forma: enviar ao arquivo por somente existir erro formal, ou seja, deixar de entregar os documentos no prazo determinado”, afirmou.
O então candidato recorreu e depois de um imbróglio judicial o caso foi parar no plenário no TSE, em Brasília. 
No dia 26 de dezembro o presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes, deferiu uma liminar a favor de Dieb, o que permitiu que o tucano assumisse normalmente a prefeitura no dia 1º de janeiro desse ano.
Na ocasião. Gilmar Mendes suspendeu a sentença anterior da ministra Rosa Weber (relatora do caso(, que negou seguimento ao recurso especial da defesa, mantendo indeferido o registro de candidatura do psdbista. Entretanto, o ministro destacou a necessidade de o caso ser decidido pelo plenário do TSE.
“Por outro lado, neste juízo provisório, parece-me prudente aguardar a decisão do Plenário do TSE sobre o caso concreto, pois a não concessão de eficácia suspensiva neste momento acarretará realização de eleições suplementares possivelmente desnecessárias, caso este Tribunal decida favoravelmente ao candidato eleito (...)”, diz Mendes na decisão.
O ministro do TSE também apontou que, mesmo com decisões contrárias na Justiça Eleitoral de Barretos (SP) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), "nem toda desaprovação de contas enseja a causa de inegebilidade".
“Não há, pois, elementos mínimos que apontem conduta que caracterize ato ímprobo praticado na modalidade dolosa, entendidos, assim, como condutas que de fato lesem dolosamente o patrimônio público ou que prejudiquem gravemente a gestão da coisa pública”, afirma Mendes.
A sessão do TSE está marcada para começar por volta das 19h e o julgamento de Dieb é o 28º na pauta do dia.
Como fica: A reportagem consultou especialistas em direito eleitoral que disseram haver três possibilidades de decisão dos ministros sobre o caso.
Uma decisão favorável à Dieb lhe daria ganho da causa e ele continuaria como prefeito normalmente. Uma decisão contraria, mantendo o indeferimento da candidatura, ele deverá deixar o cargo imediatamente.
E existe também a possibilidade de um dos ministros pedirem vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Se isso acontecer, um novo julgamento deverá ser marcado.
Caso o TSE decida indeferir a candidatura e Dieb seja obrigado a deixar o cargo, o presidente da câmara Henrique Campase assumirá a prefeitura interinamente até que sejam realizadas eleições suplementares a serem marcadas pela Justiça Eleitoral.
Os juízes que votarão são: Gilmar Mendes (presidente), Luiz Fux, Rosa Weber (relatora do caso), Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Baile da Festa do Cavalo é no próximo sábado

Acontece no próximo sábado, dia 1º de julho, será realizado no Salloon o Baile da Festa do Cavalo 2017. O evento está sendo organizado pela Associação de Artes Marciais e o Colina Atlético.
A festa começa às onze horas da noite e terá show com o cantor Kadu Velasco. Os pontos de venda são: Pé Brasil Sports e Conveniência do Posto Pégasus, no valor de R$ 20,00.
Para mais informações pode entrar em contato pelo telefone 99132-6160 (com Gilberto) ou 9114-5648 (com André).

Campanha de doação é realizada em Prol da APAE

Uma campanha de doação está sendo realizada para arrecadar diversos produtos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Colina, que conta com o apoio do Moto Clube Cavaleiros sobre Rodas.
Estão sendo arrecadados: Papel Higiênico, óleo creme dental, sabonete, detergente, alucar e bolachas em geral.
Os locais de entrega são: Na Prefeitura com o Indião, Tia Marta Lanches, Oficina Fernando Lua (Motocenter) e Ki-Trato Agropecurária.​
 

Gilberto Gonçalves é eleito presidente do COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo foi reativado em Colina e uma nova diretoria foi eleita nesta semana, em reunião realizada na manhã de terça-feira. Com o objetivo de incentivar e trabalhar pelo turismo na cidade, o COMTUR será presidido pelo professor Gilberto Gonçalves.
Em entrevista, exclusiva, Gilberto fala dos primeiros passos do novo COMTUR, explica como é formado o conselho e revela o desejo de conseguir o certificado de Municipio de Interesse Turístico (MIT)

Kung Fu realiza Festa da Pizza

Neste sábado, dia 24, a Associação de Artes Marciais Dragão Branco realiza a VII Festa da Pizza em prol do projeto Dragão Branco de Li Tchuo Pa Kung Fu. As pizzas serão vendida pelo valor de R$ 20,00 e a renda será usada no pagamento da taxa dos exames de graduação que serão realizados pelos alunos no mês de julho.
As vendas estão sendo realizadas pelos alunos do projeto e as pizzas serão produzidas na cozinha da Escola Municipal José Venâncio. Quem não puder buscar pode fazer encomenda que receberá em casa.
Para compras e mais informações pode entrar em contato com o coordenador do projeto, o professor Gilberto Gonçalves, pelo telefone 99132-6160.

Julgamento de Dieb Taha é adiado

O julgamento do registro da candidatura do prefeito Dieb Taha (PSDB) que aconteceria na noite de terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral foi adiado. O Ministro Luiz Fux, que presidiu a sessão em substituição ao presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, abriu os trabalhos por volta das 19h15 e após a leitura da ata da sessão anterior anunciou os julgamentos que seriam adiados e o primeiro a ser informado foi justamente o processo referente a Dieb Taha.
O ministro explicou o adiamento da seguinte forma “anuncio o adiamento do agravo regimental de processo eleitoral de número 109704 proveniente de Colina-SP, da relatoria da Ministra Rosa Weber, agravante de ata A e agravada pela Coligação A Hora é Agora”.
Não há previsão para um novo julgamento.
Relembrando: Dieb Taha teve seu registro de candidatura indeferido durante a campanha eleitoral do ano passado devido a irregularidades na prestação de contas do “Consórcio Intermunicipal Integração” em 2007. A entidade reúne seis municípios da região de Colina e era presidida pelo tucano naquele ano.
Taha nega a acusação, explicando que foi alertado sobre o problema pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2010, quando não estava mais à frente do Consórcio. Nessa ocasião, Taha disse ter apresentado a documentação necessária e o processo foi arquivado.
O então candidato conseguiu recursos que lhe garantiram o direito de continuar na corrida eleitoral normalmente e foi eleito com mais de 70% dos votos válidos.
Em dezembro o ministro Gilmar Mendes concedeu uma liminar que autorizou Dieb ser diplomado e empossado como prefeito até o julgamento final no plenário no TSE.
Ausência de Gilmar Mendes: A ausência de Gilmar Mendes, presidente do TSE, foi questionada nas redes sociais. O Tribunal informou que ele não estava presente pois cumpria compromissos fora de Brasília, referentes à Justiça Eleitoral, como o acompanhamento do rezoneamento das zonas eleitorais em Pernambuco.
O TSE informou ainda que na pauta do julgamento estavam além do referente à Colina mais 35 processos eleitorais de várias partes do país e que a falta do ministro não atrapalha em nada os trabalhos da corte.
Primeira12345Última

EDIÇÕES ANTERIORES

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera