NOTÍCIAS

Escolas da rede estadual devem organizar eleições de grêmios estudantis

Com o início do ano letivo as escolas devem se organizar para que os alunos possam eleger os grêmios estudantis.

A dirigente de ensino da região de Barretos, Solange Bellini, explicou o papel do grêmio estudantil na rede estadual.

“Os grêmios estudantis são agremiações escolares, uma associação de alunos de uma escola que vão participar também da gestão da unidade de ensino, de todas as formas de gestão participativa desta escola. Neste ano, a secretaria da Educação do Estado está incentivando como a dinâmica para todo o trabalho de envolvimento das equipes escolares, das comunidades, dos conselhos de escolar e grêmios estudantis para que eles possam participar mais ativamente da gestão das escolas, da gestão participativa desta unidade de ensino”, argumentou.

“O grêmio estudantil tem uma lei específica que foi criada e consta em vários documentos da legislação educacional, é uma agremiação que tem que ser formada no início do ano letivo, e até o 43º dia do ano letivo as chapas entram no processo de eleição, de divulgação e os alunos elegem aqueles que vão representá-los durante todo este ano na gestão da escola e a partir daí eles fazem um trabalho de colaboração com a unidade de ensino em eventos sócios-culturais”, completou Solange Bellini.

A dirigente de ensino destacou também que os grêmios estudantis devem atuar no que diz respeito à proposta pedagógica de cada unidade de ensino.

“Também estamos incentivando bastante a adesão dos grêmios estudantis na proposta pedagógica da escola, na execução dessa proposta pedagógica, na melhoria dos índices da escola, então a ideia é que esses jovens possam participar mais ativamente não somente da vida escolar, mas também da vida pedagógica da sua unidade de ensino”, disse.

Solange Bellini explicou como funcionará os prazos para que cada escola componha as chapas e elege o seu grêmio estudantil.

“Até o dia 30 de março os alunos elegerão os representantes de cada classe e vão a partir de aí montar as chapas que querem concorrer ao grêmio estudantil. A chapa deve conter 14 membros, como presidente, diretor social, diretor de esportes, diretor de comunicação entre outros. Cada chapa faz na sua escola uma campanha visitando as salas de aula para apresentar a sua proposta de trabalho para 2016 na representatividade dos alunos e até o dia 30 de março cada escola estabelece um período de eleição que deve ser até o 43º dia letivo, ou seja, até o dia 13 de abril que é o último dia para a eleição do grêmio”, destacou.

“Depois da votação, a chapa eleita é conclamada como grêmio estudantil para 2016. A partir daí faremos na diretoria de ensino, durante o mês de maio, um evento para diplomar todos os presidentes dos grêmios das 31 escolas da nossa região. Cada escola tem um grêmio estudantil, inclusive o CEEJA e todos participam. Realizamos três encontros entre os grêmios durante o ano para que eles troquem ideias sobre suas propostas e se socializem até mesmo sobre os eventos que estão realizando em cada escola”, acrescentou a dirigente de ensino.

“Toda escola deve ter um grêmio estudantil, está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e gostaria de acrescentar que quanto mais participativo forem estes jovens em suas escolas, melhores são as chances desta unidade de ensino enfrentar as dificuldades pedagógicas, de comunicação e de relacionamentos. Então o a participação do grêmio é muito importante para que o jovem possa assumir um protagonismo que ele vai levar também para sua vida social, replicando depois em sua convivência na sociedade em que ele atua. A primeira comunidade em que o estudante atua é a comunidade escolar, então fica o nosso pedido para que todos os estudantes possam participar, formando as chapas, elegendo o grêmio de sua preferência”, concluiu Solange Bellini.

Ministério de Música participa de retiro espiritual na Canção Nova

O Ministério de Música do Grupo de Oração São Miguel Arcanjo, da Paróquia de Santa Ana e São Joaquim, participou no final de semana do Acampamento para Músicos com o tema “O cântico de Maria, Mãe da misericórdia”, na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

O evento contou com cerca de 20 mil pessoas nas missas, Adoração ao Santíssimo, shows, oficinas, palestras e mesa redonda.

“Foi maravilhoso viver a intimidade de Deus por meio de músicas, orações, pregações e adoração. É sempre renovador, é como se Deus colocasse fogo novo no coração”, disse Leandro Joaquim, um dos integrantes do ministério.

Segundo Leandro, um dos pontos altos foi o show “Tributo a Maria” com 27 canções dedicadas a Nossa Senhora, nas vozes de 81 cantores da música católica, entre eles, Adriana Arydes, Ziza Fernandes, Celina Borges, Davidson Silva, Flavinho, Walmir Alencar, Fátima Souza, Suely Façanha, Antônio Cardoso e Ítalo Villar.

Educação abre mais de 200 vagas para agentes de organização e serviço escolar

A secretaria da Educação do Estado divulgou que estão abertas 214 vagas para agentes de organização e agentes de serviço escolar. Os servidores atuarão nas escolas da rede estadual em um período limitado de 12 meses. A disponibilidade de vagas será definida de acordo com a necessidade das Diretorias de Ensino da capital e interior.

Os agentes de serviço serão contratados para suprir a demanda atual de tarefas relacionadas à limpeza, manutenção e conservação da escola, assim como o controle e preparo da merenda escolar. A remuneração é de R$ 928,00 por 40 horas semanais.

Já os agentes de organização escolar têm a função de controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola, auxiliar a manutenção da disciplina geral e contribuir com a gestão escolar na organização de atividades. Eles também desenvolvem atividades relacionados à secretaria. O salário é de R$ 971,78 para a jornada de 40 horas. Mais informações estão disponíveis no site www.educacao.sp.gov.br

Festa de São José continua neste final de semana

A 32ª edição da Festa de São José, a tradicional quermesse de Colina, tem continuidade neste final de semana, dias 05 e 06 de março. O evento é realizado no Lar Paroquial no centro da cidade e se estende até o dia 20 de março, sempre aos finais de semana. Estão à venda na festa as tradicionais guloseimas, entre elas batatinha frita, cachorro quente, frango a passarinho, frango assado, entre outros, bem como bebidas geladas, tudo num ambiente familiar. A renda da festa é destinada para a Paróquia de São José. Lembrando que no dia 19 de março, dia de São José, haverá procissão e missa.

PAT realiza cursos profissionalizantes no mês de março

No mês de março a Prefeitura de Colina, por intermédio do Banco do Povo Paulista e do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, oferece cursos profissionalizantes gratuitos à população, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, pelo Sindicato Rural Vale do Rio Grande.

Nos dias 01, 02 e 15 de março, serão realizadas as primeiras aulas do curso de Empresário Rural – Módulo I, desenvolvido no período de março a agosto, com três aulas mensais. O conteúdo teórico será ministrado no PAT e as aulas práticas, em propriedade rural parceira. Devido à procura, as vagas disponibilizadas já estão preenchidas.

No período de 09 a 13 de março, vai acontecer o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. As inscrições, para maiores de 18 anos estão abertas e podem ser feitas gratuitamente na sede do PAT. São oferecidas 15 vagas. O conteúdo teórico será ministrado no PAT e as aulas práticas, em propriedade rural parceira.

Já nos dias 17 e 18 de março, os munícipes serão beneficiados com o início do curso profissionalizante de Olericultura Orgânica – Módulo I, que terá duração de 10 meses, sendo duas aulas mensais. São 15 vagas, com conteúdo prático e teórico.

E nos dias 30 e 31 de março e no período de 01 a 03 de abril, acontecerá o curso de Apicultura – Módulo I. Serão 06 meses de capacitação, com o oferecimento de 15 vagas para maiores de 18 anos.

Os interessados devem comparecer no PAT, localizado na Av. Dr. Manoel Palomino Fernandes, esquina com a Rua 7 de Setembro, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (17) 3341-8274.

“A capacitação é fundamental. Não dá para dizer que uma pessoa vai conseguir emprego se não estiver preparada para chegar lá e dar conta do recado”, observa o Prefeito “Mi” ao mencionar que esse tipo de iniciativa busca despertar, principalmente nos jovens do município, o interesse de especialização em segmentos que carecem de profissionais, além de permitir que esse jovem especializado possa também iniciar um empreendimento próprio no futuro.

Corpo de mecânico é encontrado sem vida no Rio Grande

Policiais civis da cidade de Barretos foram informados que uma pessoa teria morrido nas águas do Rio Grande, no Distrito do Prata, provavelmente vítima de afogamento.

Ao tomarem conhecimento dos fatos, o delegado plantonista e investigadores, foram até o local, e lá eles foram informados que por volta das 6h30, o senhor Darci Francisco Stephanini, 56 anos, mecânico, em companhia de seus amigos, R.A.B.S., 39 anos, pintor, e J.E., 60 anos, aposentado, fazendo uso de um veículo Gol, de cor bege, com placas de Barretos, saíram com destino ao Distrito do Prata para uma pescaria.

Os três ficaram às margens do Rio Grande por determinado tempo, entretanto, em razão da cheia, eles não lograram êxito na pescaria no local. Segundo a testemunha R.A.B.S., a vítima se afastou deles, e seguiu pelas margens do rio, parando cerca de 80 metros dali, para tentar capturar alguns peixes.

Pouco depois, ele retornou, permaneceu mais algum tempo (cerca de trinta minutos em companhia deles) e em seguida voltou ao local onde estava antes.

Como a vítima estava demorando a retornar, o R.A.B.S. foi ao seu encontro, oportunidade em que viu o corpo caído dentro do rio, em decúbito ventral, com a cabeça imersa nas águas. Ele então o puxou, retirando-o da água e constatou que a vítima já estava sem vida.

Também foi dito pela testemunha, que nenhum deles havia ingerido bebida alcoólica e que a vítima estava debilitada, com problemas de atrofia muscular, e fazia uso de colete salva-vidas. Foi requisitada a presença do Instituto de Criminalística, comparecendo ao local a perita Lucia Helena, sendo o caso encaminhado ao setor competente.

EDIÇÕES ANTERIORES

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera