NOTÍCIAS

Porcos são furtados de fazenda

Na manhã do dia 14, por volta das 07h30, C.B.F, 74 anos, proprietário de um fazenda localizada na zona rural de Colina ao chegar para trabalhar percebeu que indivíduos desconhecidos invadiram o local e furtaram três porcos. Ele disse também  que um dos animais furtados foi abandonado morto, pois os meliantes não conseguiram o levar.

Polo Colina de Educação a Distância abre Inscrições para Vestibular

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que estão abertas as inscrições para os cursos superiores na modalidade de educação a distância – EaD – de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Letras (Português e Espanhol), Letras (Português e Inglês), Pedagogia e Serviço Social, e também para os cursos tecnólogos de Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais, oferecidos no Polo Colina UNIRP, sediado na EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.
 
As inscrições são gratuitas e os interessados devem inscrever-se somente pelo site: www.unirp.edu.br. Os vestibulares acontecerão nos dias 22 de janeiro (terça-feira), às 19h ou dia 26 (sábado), às 13h, conforme opção do candidato, no prédio da Escola “Cel. José Venâncio Dias”.
 
Para o exame do dia 22 de janeiro (terça-feira), o prazo para as inscrições vai até o próximo dia 21; para o vestibular do dia 26 de janeiro (sábado), as inscrições podem ser feitas até o dia 25. Serão oferecidas 40 vagas para cada curso.
 
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 31 de janeiro, a partir das 18h, no site da UNIRP: www.unirp.edu.br e no Polo Colina – EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.
 
Mais informações sobre os vestibulares e os cursos poderão ser obtidas pelo telefone: (17) 3341-1355, no Polo Colina – EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.
 
O Prefeito Municipal Dieb Taha destacou que a qualificação é de extrema importância para o desenvolvimento profissional da população, considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. “Os cursos de qualificação se revestem de grande importância, pois representam a possibilidade de emprego. É fundamental que o cidadão colinense busque se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos”, avalia o Prefeito.

Permanente da Festa do Cavalo de Colina estão a venda

Os pacotes de permanente para a Festa do Cavalo de Colina 2019 seguem à venda no valor de R$ 160,00, que podem ser divididos em até seis vezes. Para adquirir o interessado deve ir até a Prefeitura Municipal, no Departamento da Receita, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
A Festa do Cavalo acontece entre os dias 4 e 9 de julho e já tem confirmado os shows de Gustavo Lima, Simone & Simaria, Zé Neto & Cristiano e Chitãozinho & Xororó.

Procon alerta pais sobre pedidos abusivos em listas de material escolar

Início do ano começa a procura por material escolar e muitas instituições de ensino já enviaram aos pais as listas de compras. O Procon faz um alerta sobre pedidos abusivos de escolas.
 
Na peregrinação anual pelas papelarias, cada família tem uma estratégia para economizar. A dona de casa Lucimara Fábio prefere fazer tudo sozinha.
 
“Eu nunca trouxe o meu filho junto. Sempre dou um jeitinho de deixar ele em casa com alguém para eu poder fazer a compra mais tranquila. Sei que é um período de mais movimento e criança sempre acaba pedindo coisas”, conta.
 
A atendente de balcão Josane Izidoro vai às compras junto com as filhas e afirma que essa é uma boa oportunidade para ensinar as filhas sobre economia.
 
“Tem muita opção e a gente tem sempre que procurar o que é mais viável para não ficar pesado. Eu procuro ensina-las a controlar o orçamento, faço um pouco o gosto delas e busco o que encaixa no bolso”, afirma.
 
Para que caibam no orçamento, os pais devem verificar se tudo o que é pedido nas listas de material escolar terá uma atividade pedagógica vinculada ao objeto solicitado. De acordo com o chefe de divisão do Procon de Ribeirão Preto, Feres Junqueira, caso o responsável não concorde com os pedidos, pode questionar a escola.
 
“Mil folhas de papel sulfite para uma criança, sabonete em barras, são materiais de uso coletivo e isso é proibido. A escola não pode repassar um custo que deveria ser dela para o pai. Se o pai tiver alguma desconfiança, procure a escola e verifique se há alguma ação pedagógica que justifique o material. Ele tem o direito a essa informação”, explica Feres.
 
Ainda segundo Junqueira, pedidos que exijam a compra em uma determinada loja, marca ou até mesmo na própria são considerados irregulares.
 
“Direcionamento de marca, local, editora específica não pode ser feito pela instituição. A escola pode fazer uma prestação de serviço indicando que ela já fez uma pesquisa e o custo em determinado local que está mais barato, mas sempre sendo como opção. Escola também não pode vender material”, afirma o chefe de divisão do Procon.
 
Segundo a empresária Eliane Britto, a lista que ela recebeu da escola da filha não tinha exageros, mas a quantidade de material pedido era tão grande que ela criou uma estratégia com outras mães para conseguir economizar.
 
“Temos um grupo das mães do colégio em um aplicativo de mensagens onde cada uma fica responsável por verificar os valores desses materiais. Então, escolhemos a papelaria mais em conta e vamos em grupo comprar. Com mais gente comprando, conseguimos um desconto ou até mesmo um parcelamento maior”, conta a empresária.
 
A Valentina, filha da Eliane, tem 5 anos, recebeu da escola o material que sobrou no ano anterior e já aprendeu que tem muita coisa que pode ser reaproveitada.
 
“Vou usar tudo. O avental já tem, agora é só lavar e ir para a escola. Dá para usar de novo e está bonito ainda”, diz a criança.
 
O chefe de divisão do Procon de Ribeirão Preto também informou que qualquer pessoa que estiver com dúvidas pode ir até o órgão de defesa do consumidor, localizado na Rua Aureliano Garcia Oliveira, 266, bairro Ribeirânia, ou ligar no telefone 151.

Prefeito Dieb assina convênio com o IMESB de Bebedouro para bolsa de estudo

O Prefeito Municipal de Colina Dieb Taha assinou Convênio de Cooperação Técnico Pedagógica entre a Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis” (Escola Agrícola) e o IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”), para o oferecimento de uma bolsa de estudo 100% gratuita.
 
Na oportunidade, estiveram presentes a Profª. Elizabete Milani Neme, responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; a Profª. Vanessa Bízio Poliseli, Diretora da Escola Agrícola; Cláudio Ribeiro da Silva Junior, responsável pelo Departamento de Recursos Humanos e o Engenheiro Agrônomo do IMESB, João Emmanuel Ribeiro Guimarães.
 
O Convênio de Cooperação Técnico Pedagógica prevê o oferecimento de uma bolsa de estudo integral (100% gratuita) no IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”), para o curso de Engenharia Agronômica, beneficiando um aluno concluinte do Ensino Médio Profissionalizante da Escola Agrícola. Em contrapartida, o município proporcionará a utilização das instalações e áreas de campo da Escola Agrícola para atividades e eventos acadêmicos dos estudantes do curso de Engenheiro Agrônomo do IMESB.
 
O Prefeito Dieb reafirmou o compromisso da Administração de continuar trabalhando para proporcionar, cada vez mais, a oportunidade à colinenses, de realizar o sonho de frequentar uma faculdade. “Aproveito a oportunidade para destacar o quanto nos sentimos felizes em proporcionar essa oportunidade de formação superior aos nossos alunos, que aspiram seguir a carreira agropecuária, mas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso universitário. Essa iniciativa é de grande importância, servindo como um laboratório muito eficaz para a formação dos estudantes colinenses”.

Abertas as inscrições para vestibular da UNIRP`

O polo de EAD (Educação à Distância) da UNIRP de Colina está com inscrições abertas para o vestibular. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.unirp.edu.br até o dia 21 de janeiro.
 
Os cursos disponíveis são: Administração. Ciências Contábeis, Engenharia de Produção. Letras, Pedagogia e Serviço Social, e também para os cursos tecnólogos de Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Gestão Financeira, Logística,  Gestão Pública e Processos Gernenciais.
 
O polo EAD de Colina é sediado nas dependências EMEF José Venâncio Dias. Mais informações pelo telefone 3341-1355.

EDIÇÕES ANTERIORES

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera