NOTÍCIAS

Tentativa de homicídio no Nosso Teto

A testemunha G.L.G.X.L, 24 anos, relatou aos policiais que é moradora na Rua 8, Nosso Teto, e discutiu com a sua vizinha e o marido dela entrou na discussão. O marido de G.L.G.X.L, A.A.Sm 28 anos, então entrou na briga para lhe defender e foi baleado no pé pelo marido da vizinha.
 
O homem foi atendido no hospital e não corre riscos de morte.

Comerciante flagra furto por sistema de monitoramento

Na madrugada do dia 17, pro volta das 03h12, o senhor a vitima D.F.E, 32 anos, proprietário de um estabelecimento comercial na Rua 7 de Setembro, acionou a polícia e informou que estava olhando o sistema de monitoramente de segurança do local pelo celular, quando flagrou um individuo de estatura pequena, pequeno, franzino, trajando calça jeans, blusa de moletom e capacete, se aproximar da porta de blindex do estabelecimento, tirou duas pedras de dentro de sua bolsa e atirou contra a porta, estourando a mesmo.
 
O individuo ficou lá dentro por cerca de um minuto, subtraindo alguns objetos eletrônicos, os quais ele não soube precisar no nomento.

Campeonato Veterano começa em 10 de março

O Campeonato Veterano 2019, tem data para começar. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, organizadora do campeonato, informou que o “Mata o Véio”, como é chamado popularmente o torneio, terá inicio dia 10 de março.
 
As inscrições se encerraram no último dia 13 e dia 14 foram entregues as fichas de inscrições. Oito equipes se inscreveram inicialmente e na próxima sexta-feira, dia 20, deverão entregar as fichas assinadas.

Saúde confirma 1º caso “importado” de dengue do ano

Um morador da Vila Guarnieri é o primeiro caso de dengue confirmado no município neste ano. Trata-se de um caso “importado” em que o vírus foi contraído fora da cidade.
 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a equipe do Controle de Vetores já realizou bloqueio de nebulização (aplicação de inseticida nos imóveis) nos últimos dias 8 e 11 para matar o mosquito alado. Colina tem até o momento 40 casos suspeitos notificados.
 
A colaboração da população é fundamental nessa luta que é ininterrupta e deve ser feita diariamente. Cuidados simples evitam o nascimento do mosquito que parece ser inofensivo, mas é o vetor não só do vírus da dengue, como de outras 3 doenças: chikungunya, zika e febre amarela.
 
No ano passado foi confirmada a circulação do vírus tipo 2 da dengue na região, o que não ocorria desde 2015. Os casos confirmados foram registrados em Barretos, Bebedouro, Olímpia e Vista Alegre do Alto. Pode-se contrair o vírus tipo 2 sem nunca ter tido dengue. 
 
“Cada pessoa pode pegar dengue até 4 vezes na vida porque cada tipo da doença se refere a um vírus diferente. Quando a pessoa contrai dengue tipo 1 desenvolve imunidade e não é mais contaminada por este vírus, mas se for picada pelo mosquito infectado com a dengue tipo 2 desenvolve novamente a doença”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Sadia Ferreira, que ressaltou também, “todos os tipos de dengue são causados pelo mesmo vírus, no entanto, existem 4 pequenas variações deste mesmo vírus. Estas diferenças são tão pequenas que provocam a mesma doença com os mesmos sintomas e mesmas formas de tratamento. Os sintomas são os mesmos, mas sempre que a pessoa pegar dengue mais de uma vez as reações se tornam mais intensas e existe o risco de dengue hemorrágica”.

Prefeitura de Colina realiza programa de castração gratuita de cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar o programa de castração gratuita, visando o controle populacional de cães e gatos no município. Inicialmente, os proprietários de animais interessados no procedimento devem fazer um cadastro.
 
O cadastramento é presencial e deve ser realizado por pessoas com idade mínima de 18 anos, a partir do dia 19 DE FEVEREIRO DE 2019, todas as terças e quintas-feiras, na sede da Secretaria de Saúde, que está situada na Rua Cel. Nogueira, 321, com atendimento das 08h às 11h e das 13h às 16h.
 
É necessário que o responsável pelo animal apresente cópias do RG, CPF, comprovante de residência; número de NIS (população de baixa renda) e preencha uma ficha com a descrição do animal.
 
A castração será ofertada para cães e gatos, fêmeas e machos, em clínicas veterinárias credenciadas pelo município.
 
Terão preferência no atendimento os animais errantes (cães e gatos de rua) e, posteriormente os pertencentes à população de baixa renda, principalmente aqueles que estiverem recebendo benefícios sociais provenientes dos Governos Federal, Estadual e Municipal, cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conformidade com informações levantadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
A ação respeita a Lei Municipal nº 3.242, de 30 de janeiro de 2018, que institui o programa de controle populacional de cães e gatos no município de Colina.
 
O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, falou sobre a importância da iniciativa. “O programa de castração busca a redução da proliferação da população de cães e gatos errantes ou semi-errantes, além da regulamentação da posse responsável de animais domésticos e domesticáveis no município. É uma importante medida que auxiliará no controle populacional desses animais, além da preservação da saúde humana e assistência à saúde animal, para reduzir os impactos negativos causados pelo acúmulo de cães e gatos nas ruas. “Os animais abandonados são agentes proliferadores de zoonoses e, por estarem abandonados, estão sujeitos a muito sofrimento, como por exemplo, fome, risco de atropelamento e maus tratos”, disse.
 
“A responsabilidade pelos animais errantes é da Prefeitura Municipal e o intuito do programa é tentar amenizar o problema (através de meios humanitários) com a conscientização sobre a posse responsável dos animais e o projeto de controle populacional com o emprego da esterilização cirúrgica (castração) de fêmeas e machos”, disse o Prefeito Dieb.

Carnaval 2019 tem atrações definidas

Acontece entre os dias 1º e 5 de março o Colina Folia 2019 na Av. José Francisco Azedo, a popular “Avenida das COHABS”.
 
Na programação da festa, estão: Axé Bahia; Banda do Porto; Dj Bárbara Labres; Banda Reprise; Dj Monise Borges; Dj Maluco e Bonde do Forró durante todas as noites de festa e nas matinês.
 
Embora seja um carnaval popular de rua, parte da área será coberta, com decoração carnavalesca, para garantir ainda mais conforto e comodidade aos foliões, que estarão abrigados em caso de chuva ou sol forte.
 
Os foliões desfrutarão de um ambiente com total infraestrutura para que todos possam brincar em segurança. A contratação de seguranças particulares garantirá a tranquilidade necessária aos colinenses e visitantes. Haverá banheiros químicos individualizados; estrutura de palco e iluminação; instalação de gradil, além do serviço de bar e praça de alimentação.
 
O Colina Folia 2019 é uma realização da Prefeitura Municipal de Colina, com a organização da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio das demais Secretarias e da Câmara Municipal.
 
O Prefeito Municipal, Dieb Taha, informou que a Prefeitura está oferecendo um evento de qualidade para que todos possam, inclusive em família, curtir o carnaval. “Quero convidar a todos os colinenses e visitantes para prestigiar o Colina Folia, preparado com muita dedicação para agradar a todos”.

EDIÇÕES ANTERIORES

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera